Jovens Embaixadores

 

O programa Jovens Embaixadores, criado em 2002, é um projeto da embaixada estadunidense que proporciona a oportunidade para que jovens brasileiros, de escolas públicas, visitem por três semanas os Estados Unidos. Visa aproximar os laços entre Brasil e Estados Unidos da América, além de valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e a comunidade em que vivem.

Na visita ao país norte americano, partem de Washington DC à um estado anfitrião, que em 2011 foram os estados de Ohio, Montana, Carolina do Norte, Washington e Oklahoma.

Todo ano há a escolha de 35 estudantes do Ensino Médio por parte da Embaixada Americana. Na ultima edição, foram mais de 6.000 inscrições em todo o Brasil em cerca de 64 instituições parceiras (maior parte delas são Centros Binacionais e Secretarias de Ensino) espalhadas pelo Brasil.

Há uma pré-seleção dos candidatos através dessas instituições, e o jovem interessado a se inscrever deve visitar o site do próprio programa ou visitar o centro mais proximo de sua casa. A Inscrição é feita, primariamente, online (preenchimento de formulário) disponibilizado o link pelas redes sociais e/ou site da Embaixada. A partir de então, o candidato passa por algumas avaliações, uma prova oral, uma escrita e também uma visita e entrevista com ele, feita por representantes de sua Instituição. As provas escritas e orais são todas em inglês, e a entrevista geralmente com os pais do estudante são em português.

Ao serem selecionados como finalistas, os estudantes passam menos de uma semana em São Paulo participando de um treinaimento, um 'pre-departure' (que na tradução literal traduziria-se 'pré-decolagem'). Após isso, partem em rumo à Washington DC e logo que terminado o cronograma partem para um estado diferente em subgrupos, onde conviverão individualmente com uma família tipicamente estadunidense e tendo a vida de um adolescente americano.

Em sua chegada ao Brasil, os estudantes ainda tem várias outras oportunidades propiciadas pela parceria da Embaixada Americana no Brasil em parceria com algumas instuições de ensino americanas. Podendo ainda ganhar bolsas de estudo para estudar nos Estados Unidos, seja através de exames de proficiência, seja através do Summer Scolarship Program, onde há seleção dos participantes desde anos anteriores.